Aprenda como ensinar Guitarra

Para se tornar um professor de guitarra bem-sucedido, há muitas coisas que você deve conhecer e fazer. Existem vários princípios-chave que os professores de guitarra mais novos começam errado quando começam a ensinar. Evitar esses erros ajuda você a aprender a ensinar guitarra de forma mais rápida, melhor e mais fácil.

Aqui estão as coisas mais importantes que você deve saber quando você começa a tocar guitarra:

Princípio do Ensino de Guitarra # 1: Grandes professores de guitarra não ensinam guitarra … Eles ensinam as pessoas.

Qual é a diferença? Instruir de guitarra é sobre explicar vários aspectos do instrumento, técnica de guitarra, teoria da música, etc. Ensinar pessoas é resolver os problemas de guitarra individuais do seu aluno, desenvolver um caminho estratégico para atingir seus objetivos específicos e mantê-los motivados a cada passo.

Ensinar pessoas ajuda seus alunos a aprender o processo de aprender guitarra e fortalecer sua confiança em seu potencial musical.

Princípio do Ensino de Guitarra # 2: seus alunos de guitarra não se importam quanto você sabe … até saber o quanto você se importa.

Quer mais estudantes de guitarra para estudar com você? Mostre-lhes que você se importa mais com o sucesso deles do que qualquer outro professor de guitarra em sua área. Isso sozinho faz uma grande diferença entre os resultados que seus alunos obtêm de você em comparação com o que poderiam obter de qualquer outra pessoa.

Princípio do Ensino de Guitarra # 3: cercando-se com professores de guitarra peritos faz você um melhor professor de guitarra mais rápido.

A maioria dos professores de guitarra também:

Não andam com outros professores de guitarra, ou…

Envolvem-se com professores médios de guitarra que não são verdadeiros especialistas no que fazem.

Aproxime-se dos professores de guitarra que sabem como lidar com as mesmas situações com as quais você luta atualmente.

Princípio do Ensino de Guitarra # 4: equilíbrio de paciência com expectativas.

Você provavelmente sabe que precisa de muita paciência para ser um bom professor de guitarra. O que a maioria dos professores de guitarra não sabem é como equilibrar a paciência com as expectativas. O progresso dos seus guitarristas é influenciado pelo que você ensina e pelo que você espera deles.

Se você não conseguir consistentemente estabelecer grandes expectativas para seus alunos, a maioria deles vai progredir devagar. Isso não é bom para a sua reputação como professor de guitarra. Você precisa empurrá-los um pouco com expectativas realistas, mas altas. Ao mesmo tempo, você deve ser solidário e paciente enquanto ensina guitarra.

Princípio do Ensino de Guitarra # 5: Não se ajude a ser suficientemente bom.

Você quer que seu médico, contador ou mecânico de automóveis seja suficientemente bom? Ou você quer que essas pessoas sejam as melhores no que eles fazem, para que possam atendê-lo melhor? Não é ético não ser tão bom como você sabe que pode ser. Infelizmente, muitos professores de guitarra acham que está certo ser suficientemente bom. Esta é uma grande razão pela qual eles lutam para ganhar um bom dinheiro e por que seus estudantes de guitarra muitas vezes não se tornam grandes músicos.

Princípio do Ensino de Guitarra # 6: Ser um ótimo guitarrista e um grande professor de guitarra são duas coisas diferentes.

Não seja intimidado por professores de guitarra em sua área que se gabam de seus graus avançados de música. O conhecimento musical de alguém ou as habilidades de tocar guitarra não dizem nada sobre sua capacidade de ensinar outro ser humano a tocar.

Seus estudantes de guitarra só se preocupam com sua capacidade de ensinar-lhes a resolver seus problemas e alcançar seus objetivos. Melhorar suas habilidades de ensino de guitarra faz com que você seja o principal professor de guitarra em sua área, mesmo que você não seja o melhor músico e não tenha um diploma de música.

Princípio do Ensino de Guitarra # 7: seus alunos de guitarra não precisam aprender novos conteúdos de você o tempo todo.

Seus estudantes de guitarra não querem conteúdo de você – eles querem resultados. Ensinar-lhes conteúdo é apenas uma parte de dar-lhes os resultados que eles precisam. As outras partes incluem treiná-los como praticar guitarra, resolver seus problemas e motivá-los a continuar (mesmo quando se sentem frustrados).

Princípio do Ensino de Guitarra # 8: Comece a Ensinar a Guitarra o quanto for possível

Todo professor de guitarra precisa começar em algum lugar. Quanto mais cedo você começar a ensinar, mais rápido você superará seus medos e quanto mais rápido você obtenha experiência de ensino de guitarra.

Princípio do Ensino de Guitarra # 9: Você pode construir uma vida próspera ensinando praticamente em qualquer lugar

Não importa quão grande (ou pequena) seja sua área local. Você pode e deve ter muito mais estudantes de guitarra do que você tem agora. Há muitas pessoas ao seu redor que querem aprender guitarra. Seu trabalho é encontrá-los e mostrar-lhes que você é o professor de guitarra certo para eles.

Princípio do ensino de guitarra # 10: trate o ensino como uma empresa

Você se torna um professor de guitarra muito melhor quando tratar de ensinar guitarra como um negócio. Isso significa que seu objetivo principal deve ser ganhar muito dinheiro em troca do valor que você fornece aos seus alunos. Essa mentalidade faz você um melhor professor de guitarra porque você se torna motivado para se tornar o melhor professor que você pode ser o mais rápido possível.  Você se torna motivado a ajudar tantas pessoas como você pode.

Carlos Lichman

Carlos Lichman graduou-se em música e trabalha como músico profissional desde 1996. Sua paixão pela música sempre foi acompanhada pela necessidade de compartilhar seus conhecimentos musicais. Então realizou workshops de guitarra na América do Sul e Europa, é autor de muitos cursos, incluindo digitais online, gravou CDs, DVDs e tem livros escritos ensinando técnicas avançadas e conceitos musicais. Trabalhou com nomes famosos da música como Kiko Loureiro (Angra/Megadeth), Pablo Soler (Argentina), Celso Barbieri (Reino Unido), Richie Kotzen (EUA), Theodore Ziras (Grécia), Miguel Mega (Portugal), Vernon Neily (EUA), Francesco Fareri (Itália), Krzysztof Gwiazda (Polônia) e Pawel Burczyk (Polônia).