Por que você luta para obter estudantes de guitarra?

Por que você luta para obter estudantes de guitarra?

Você luta para atrair muitos novos estudantes de guitarra? Os seus anúncios e sites de ensino de guitarra não parecem funcionar como você os quer? Parece impossível preencher seu cronograma de ensino (e mantê-lo preenchido)?

Boas notícias, atrair mais estudantes de guitarra não são tão difíceis. Você pode ter muito mais estudantes de guitarra do que você faz agora mesmo, independentemente de:

– O estado da economia.

– O tamanho da sua cidade.

– Sua experiência como professor de guitarra.

– Suas credenciais musicais (diplomas).

– Sua idade.

O número de estudantes de guitarra que você tem está sempre dentro do seu controle direto.

Os verdadeiros motivos pelos quais você luta para obter estudantes de guitarra têm que ver com suas habilidades, ações e mentalidade. Essas razões incluem:

Razão # 1: falta de habilidades gerais de marketing

A maioria dos professores de guitarra não sabe como criar anúncios eficazes de lição de violão, panfletos, sites e outros materiais promocionais. Eles simplesmente olham como outros professores de guitarra escrevem anúncios e tentam fazer algo parecido. Essa abordagem geralmente falha!

A maioria dos anúncios de lições de guitarra são horríveis. Copiá-los dá os mesmos resultados ruins que outros professores de guitarra recebem.

Estudantes de guitarra percebem que a maioria dos anúncios de aulas de guitarra são semelhantes. Eles (erroneamente) assumem que todos os professores de guitarra devem ser iguais (ou similares). Esta é uma das razões pelas quais muitos estudantes de guitarra escolhem um professor de guitarra com base no preço mais baixo.

Você perde muitas outras oportunidades para promover suas aulas de guitarra que outros professores de guitarra não conhecem.

O resultado: menos pessoas o chamam para perguntar sobre aulas de guitarra e você tem dificuldade em preencher seu cronograma de ensino.

Razão # 2: Ausência de estratégias de marketing

Seus anúncios, sites e outras ferramentas promocionais não são suficientemente fortes sozinhos para trazer muitos estudantes novos consistentemente. Você precisa de outras peças no lugar para convencer futuros alunos para iniciar aulas de guitarra com você.

Quando essas peças não estão no lugar, atrair estudantes de guitarra torna-se muito difícil (mesmo quando você sabe como escrever grandes anúncios de aulas de guitarra).

Exemplo:

Imagine 2 bons professores de guitarra que usam um anúncio igualmente bom, no mesmo local. Para um professor de guitarra, o anúncio funciona muito bem e ele recebe 12 novos alunos em 2 semanas. O segundo professor de guitarra só recebe 1 novo aluno do anúncio. Como é possível que um bom professor de guitarra obtenha 12 vezes mais estudantes do que o outro? Com exatamente o mesmo anúncio!? …

Resposta: professor 1 (aquele que obteve 12 alunos do anúncio) usou o anúncio como parte de uma estratégia. Ele também teve um processo para converter estudantes potenciais em estudantes reais. Sua mensagem no anúncio era perfeitamente congruente com os alunos que ele queria atrair. Ele tinha enormes quantidades de provas de suas habilidades para mostrar futuros alunos.

professor 2 (aquele que só recebeu 1 estudante novo do mesmo anúncio) nunca aprendeu como todas as peças do enigma de marketing se encaixam. Ele continuou a lutar para atrair mais estudantes novos e construir um negócio bem sucedido de ensino de guitarra. Sem uma estratégia real, seu bom anúncio produziu resultados ruins.

Razão # 3: seus alunos de guitarra deixam as aulas em breve

Se seus estudantes de guitarra permanecerem com você por menos de 2 anos, você tem um problema no seu negócio de ensino de guitarra. Esse problema faz com que você perca dinheiro no curto e longo prazo. O problema a curto prazo é óbvio: você perde a renda dos alunos que abandonam.

Os problemas a longo prazo são menos óbvios e são muito mais sérios. A pouca retenção de estudantes torna você mais desesperado para obter mais estudantes de guitarra. Quando você se sente desesperado, o seguinte geralmente acontece:

Você faz decisões estratégicas precárias em seu negócio de ensino de guitarra. Exemplo: você pode começar a reduzir os preços da lição para atrair mais estudantes no curto prazo.

Solução: Saiba como manter seus estudantes de guitarra por muitos anos. Isso ajuda seus alunos a se tornarem melhores guitarristas, criam sua reputação e ajudam você a ganhar muito mais dinheiro.

Razão # 4: você comercializa suas lições de guitarra de forma inconsistente

A maioria dos professores de guitarra faz mais marketing durante alguns meses do ano (como setembro ou janeiro) e menos durante o resto do ano. Muitos outros param de anunciar inteiramente durante os lentos meses de verão e colocam seus negócios em espera.

Este é um grande erro. Obter mais estudantes de guitarra começa com consistência implacável em seus esforços de marketing e propaganda. Uma estratégia medíocre implementada de forma consistente funciona muito melhor do que uma ótima estratégia implementada de forma inconsistente.

Razão # 5: Você não pensa como seus estudantes de guitarra pensam

Para obter mais estudantes de guitarra, você deve aprender a pensar como os estudantes de guitarra pensam. Você deve prever o que acontece quando um potencial aluno vê seu anúncio, vídeo ou site.

Os alunos da guitarra devem entender, acreditar e visualizar coisas muito específicas sobre:

Você como seu professor de guitarra.

O processo de aprender guitarra com você.

Seu próprio potencial para se tornar bons guitarristas.

Se esses elementos não estiverem no lugar, as pessoas que chegam aos seus anúncios não se tornam seus estudantes de guitarra.

Razão # 6: você tem crenças conflitantes sobre marketing, vendas, dinheiro e negócios.

Atrair muitos estudantes de guitarra torna-se muito mais fácil, quando você acredita que:

Você está negociando valor por valor.

Você fornece aos seus estudantes de guitarra mais valor em troca do dinheiro que pagam.

Você fornece aos seus estudantes de guitarra mais valor do que podem obter em qualquer outro lugar.

É sua obrigação moral motivar seus estudantes de guitarra a agir em seu próprio interesse. Isto é o que as vendas éticas, marketing e persuasão são realmente sobre.

Pergunta: “Mas Carlos, não sinto que estou fornecendo mais valor aos meus alunos em troca do dinheiro que me pagam. O que devo fazer?”

Resposta: Melhore suas habilidades de ensino de guitarra. Você deve agir para se tornar um melhor professor de guitarra de forma contínua. Isso lhe dá muita confiança e facilita os alunos de guitarra.

Carlos Lichman

Carlos Lichman graduou-se em música e trabalha como músico profissional desde 1996. Sua paixão pela música sempre foi acompanhada pela necessidade de compartilhar seus conhecimentos musicais. Então realizou workshops de guitarra na América do Sul e Europa, é autor de muitos cursos, incluindo digitais online, gravou CDs, DVDs e tem livros escritos ensinando técnicas avançadas e conceitos musicais. Trabalhou com nomes famosos da música como Kiko Loureiro (Angra/Megadeth), Pablo Soler (Argentina), Celso Barbieri (Reino Unido), Richie Kotzen (EUA), Theodore Ziras (Grécia), Miguel Mega (Portugal), Vernon Neily (EUA), Francesco Fareri (Itália), Krzysztof Gwiazda (Polônia) e Pawel Burczyk (Polônia).